Embora o medo esteja entre as principais razões para evitar as consultas, a evolução da tecnologia tornou mais seguros, rápidos e simples os procedimentos realizados na Odontologia, até mesmo os mais complexos. Os sistema digitais atuais permitem a obtenção de modelos digitais para serem usados em planejamentos virtuais que guiarão a produção, em fresadoras computadorizadas e impressoras 3D, de vários artefatos usados no tratamento odontológico, entre eles:
Facetas e lentes de contatos: a tecnologia permite uma adaptação mais precisa, com menos ajustes no momento da instalação, aumentando o sucesso das restaurações; Guias cirúrgicos: permitem a instalação de implantes de forma segura, tornando o procedimento bem rápido e o pós-operatório mais confortável; Alinhadores estéticos: sequência de placas transparentes personalizadas para cada caso, permitem tratamentos ortodônticos sem o aparelho metálico e, por serem removíveis, são mais confortáveis, pois permitem a remoção quando for comer e escovar os dentes. Esse são somente alguns exemplos, de uma variedade enorme dentro da Odontologia e que não para de evoluir. ![]() Para muita gente, o objetivo do tratamento para clarear dentes amarelados é o branqueamento total. Tecnicamente, entretanto, isso é impossível de ser alcançado por técnicas clareadoras convencionais. Isso porque os produtos utilizados nos tratamentos apenas permitem a remoção dos pigmentos instalados na superfície de esmalte dos dentes – recuperando a cor original dos dentes. Uma confusão que continua dando muito pano pra manga. O branqueamento dental requer a mudança na coloração original dos dentes, o que não pode ser alcançado por nehuma técnica de clareamento dental. Apenas os indivíduos cujas cores originais dos dentes são tons próximos ao branco vão conseguir resultados branqueadores. Mudanças radicais para branqueamento de dentes amarelados são o resultado, na maioria das vezes, de técnicas com laminados cerâmicos como lentes de contato dental e facetas em porcelana. Por isso, não se iluda com os resultados do clareamento dental se o seu desejo é obter dentes brancos e impactantes. Fonte: http://luisgustavoleite.com.br/blog/dentes-amarelados/ O estresse é o mal do século. Não é difícil esbarrar com pessoas estressadas durante o dia, seja no trabalho, na rua, em casa. O problema gera doenças capazes de atrapalhar a saúde, inclusive o bem-estar do universo bucal. Todo o aumento de ansiedade, bem como a sensação de raiva ou frustração, pode levar ao bruxismo. "Considerado uma desordem funcional, na qual ocorre o apertamento ou atrição (ranger) entre os dentes superiores e inferiores", conta o Doutor em Dentística-endodontia Cláudio Heliomar. Essa complicação pode levar a outras doenças bucais, como a sensibilidade dentária. "Com o apertamento ou ranger dos dentes, o esmalte sofre desgaste e fraturas, expondo a dentina e desencadeando a sensibilidade dental", atenta.
Quando o assunto é bruxismo, a forma de tratamento precisa ser multidisciplinar, com o apoio de um time de profissionais qualificados no assunto como psicólogo, fisioterapeuta e cirurgião-dentista. Porém, antes de tudo, cabe ao dentista realizar o diagnóstico correto e o tipo de tratamento adequado para o paciente. Marque uma consulta para confirmar qual a causa do seu problema. Assim, além de afastar complicações bucais, você terá outros benefícios para o bem e a preservação do sorriso. Os pacientes passam por uma reciclagem sobre como praticar uma boa higiene bucal, aprendendo novas técnicas que vão desde passar o fio dental até o momento de fazer o bochecho com enxaguante sem álcool. Tudo isso pra manter seu universo bucal bem protegido e longe da sensibilidade. Fonte: sorrisologia.com.br Você sabe o que são os alinhadores estéticos?
São aparelhos ou placas transparentes que fazem o tratamento ortodôntico igual aos aparelhos fixos, com a vantagem de serem removíveis, ou seja, podem ser retirados para comer ou escovar os dentes. Primeiro o ortodontista solicita os exames (modelos, fotos, radiografias e tomografias) para fazer o planejamento do seu tratamento. Em seguida, envia esse exames para a fabricantes dos alinhadores que, de acordo com o plano de tratamento, cria a sequência de placas personalizadas para seu caso, através da mais avançada tecnologia 3D. Logo, serão enviadas para seu ortodontista e você receberá 3-4 jogos de alinhadores por vez que serão trocados a cada 15 dias. A cada dois meses, mais ou menos, você retorna ao ortodontista para o monitoramento do tratamento e para receber a próxima série de alinhadores. - Dificuldade para abrir a boca
- Dificuldades para movimentar sua mandibula para os lados - Cansaço ou dor muscular quando mastiga - Dores de cabeça com frequência - Dor na nuca ou torcicolo - Dor de ouvido na região das articulações (ATMs) - Já notou ruídos na ATM quando mastiga ou quando abre a boca - Tem algum hábito como apertar e/ou ranger os dentes (mascar chiclete, morder o lápis ou lábios, roer a unha) - Sente que seus dentes não se articulam bem - Você se considera uma pessoa nervosa Se você apresenta alguns ou todos esses sintomas, tem grande chance de estar com DTM, sigla de Disfunção Temporomandibular. Pelo fato dos sinais e sintomas se apresentarem na região orofacial, o primeiro contato do paciente é com o dentista que solicita os exames necessários para o diagnóstico (radiografias, tomografias, polissonografias) e encaminha para os profissionais das outras áreas para que, em conjunto, determinem o melhor plano de tratamento para controle ou eliminação das dores. Trate uma dor de pescoço cuidando dos seus dentes. Parece estranha a princípio, porque a dor cervical, geralmente, está associada à má postura ou aos famosos torcicolos. Outras vezes, pode se originar de problemas mais graves como uma artrite ou como em casos acompanhados de dormências, formigamentos ou perda de força nos braços, que devem, urgentemente, serem avaliados. Agora, muitos casos podem ser reflexo de Dor Orofacial ou Disfunções Temporomandibulares, as DTMs.
A face e a cabeça como um todo são sustentadas e guardam relação íntima com os músculos do pescoço. Essa intimidade e a dor reflexa (quando a dor é originada em uma região e aparece em outra) explicam porque uma dor no pescoço ou ombro pode ter origem na articulação temporomandibular. Por isso, na Torres Aguiar Odontologia fazemos uma avaliação completa com a participação de nossas parceiras fisioterapeutas Dra. Isabella Mesquita @mesquitafisioslz e da Clínica CEF’s - Dra. Susane Lopes @susanelopesfisio e Dra. Vanessa Feques @vanessaffeques, em busca de um diagnóstico mais preciso. Então, urgente ou não, sempre é importante buscar a opinião profissional sobre seu problema. Você sabia que só deveríamos encostar os dentes durante a mastigação e deglutição? Se você tem o hábito de apertar os dentes sem estar mastigando ou deglutindo, você pode estar como bruxismo de vigília ou diurno. Estudos recentes mostram que esse tipo de bruxismo é mais prejudicial do que o do sono . O apertamento dentário durante o dia é mais prevalente nas pessoas que tem sintomas caraterísticos de DTM como dor de cabeça e cansaço dos músculos na mastigação. Existe um aplicativo nacional que ajuda você a lembrar de desencostar os dentes. Ele pode ser adquirido para Android no endereço https://play.google.com/store/apps/details?id=com.desencoste&hl=pt_BR ou Iphone em https://itunes.apple.com/br/app/desencoste/id579382764?mt=8 . Consulte seu dentista para confirmar o diagnóstico do bruxismo, para obter o tratamento mais correto e completo para seu caso.
Quando você sente uma dor por mais de três meses, em pelo menos 50% do tempo, ela é crônica e deixa de ser sintoma passando a ser considerada a própria doença. Pessoas que sofrem de dor crônica são mais sensíveis a dor, sentem dor com estímulos comumente não dolorosos e, geralmente, têm associados vários problemas como DTM, enxaqueca e fibromialgia. Tratamentos equivocadas no passado fizeram pessoas desistirem de viver sem dor, mas NÃO DESISTA. Pesquisas mostram que a origem é no sistema nervoso central e uma abordagem multidisciplinar, envolvendo dentistas, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, entre outros, é necessária para o controle da dor.
Hábitos como roer as unhas, mascar chicletes, colocar objetos entre os dentes, como caneta ou lápis, são considerados parafunções, ou seja, fazem a musculatura trabalhar fora das funções primordiais que são a mastigação e a fala. Com isso, os músculos, pelo trabalho excessivo, podem inflamar ou entrar em fadiga, e, também, ocorrer um aumento da pressão na articulação da mandíbula. Isso tudo, associado a alguma desordem psicológica como ansiedade (típico de quem rói as unhas) ou estresse, provocará algum tipo de DOR, como dor durante a mastigação ou dor de cabeça, que são característicos da DTM. Então, o que recomendamos é que você tente parar com esses como hábitos. Mas caso já esteja instalado o quadro doloroso, o ideal é que procure o tratamento de uma forma interdisciplinar, isto é, profissionais experientes no assunto como dentista, fisioterapeutas, neurologistas e psicólogos trabalharão juntos para resolver suas dores.
O bruxismo, hábito de ranger os dentes involuntariamente, NUNCA É NORMAL!!! Na infância ou na fase adulta sempre é a manifestação ou consequência de algum outro problema. Não podemos confundir com os movimentos que os bebês fazem quando os dentes de leite estão erupcionando, no período que vai até os 3 anos de idade. Geralmente, o bruxismo infantil está associado a um sono não reparador, intranquilo, onde a criança se mexe muito. Entre tantas causas possíveis dessa intranquilidade noturna (problemas neurológicos, emocionais, genéticos, gástricos) destacamos os problemas respiratórios e a agitação ou excitação próxima a hora de dormir.
Então recomendamos às mães que fiquem atentas a algum barulho vindo da boca da criança durante o sono, consultem com o dentista e pediatra para confirmar o diagnóstico e já comecem a praticar a Higiene do Sono, isto é, preparar a criança para dormir, preferencialmente no mesmo horário, de barriguinha nem cheia nem vazia, evitar smartphone, tablet, tv e videogame 1 hora antes, e reduzir barulho e luminosidade do quarto. DETALHE: todas essas recomendações servem para o adulto também ter um sono melhor. |